GTs

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIEDADE E CULTURA NA AMAZÔNIA
Av. General Rodrigo Octávio, 6200 - Coroado I, Manaus - AM, 69077-000

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE E CULTURA NA PANAMAZÔNIA

GRUPOS DE TRABALHOS

GT 01 – EXPRESSÕES CULTURAIS E IDENTIDADES NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

Coordenadores: Prof. Dr. José Maria da Silva (UNIFAP); Prof. Dr. Sérgio Ivan Gil Braga (UFAM)
Ementa: Expressões culturais da Amazônia na contemporaneidade; estudos de festas, rituais, cerimônias, músicas, danças e contextos socioculturais; culturas populares em áreas rurais e urbanas e as articulações de identidades; as relações entre culturas de grupos étnicos e sociais locais e regionais, o mercado e a cultura de massa; a relação entre natureza e cultura na Amazônia; cultura e patrimônio cultural; culturas entre contextos locais, regionais e globais; práticas culturais e representações.

GT 02 – OS ATUAIS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUAS NA AMAZÔNIA

Coordenadores: Profa. Dra. Hellen Cristina Picanço Simas (ICSEZ/UFAM); Profa. Me. Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (INC/UFAM)
Ementa: Diversidade linguística no Brasil. Formação de professores. Educação escolar nacional e educação escolar indígena, bilíngue e multilíngue. Análise e discussão de conceitos de método e abordagem, de concepções de linguagem, ensino e aprendizagem que fundamentam as principais abordagens e métodos de ensino de línguas, bem como da evolução do ensino de línguas nos cenários nacional e regional.

GT 03 – DESENVOLVIMENTO REGIONAL E INCLUSÃO SOCIOECONÔMICA NA PANAMAZÔNIA

Coordenadores: Profa. Dra. Silvia Helena Ribeiro Cruz (UFPA); Profa. Dra. Nadia do Socorro Nascimento Fialho (UFPA)
Ementa: Desenvolvimento regional e a inclusão socioeconômica na Amazônia. Políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico. Possibilidades de inclusão para as populações da Amazônia. Desenvolvimento e planejamento regional. 

GT 04 – COMUNICAÇÃO, CULTURAS E COMPLEXIDADE NA PANAMAZÔNIA

Coordenadores: Prof. Dr. Wilson de Souza Nogueira (UFAM); Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira (UFAM)
Ementa: Este GT objetiva debater a Comunicação na perspectiva do Pensamento complexo e das abordagens interdisciplinares e transdisciplinares que contribuam para uma melhor compreensão da Panamazônia em sua complexidade sociocultural e ecossistêmica. Abriga, portanto, estudos dos fluxos, das conexões, das interações, das linguagens e das estéticas comunicacionais na e sobre a Panamazônia, em suas possibilidades epistemológicas e metodológicas. Neste sentido, volta-se para temáticas e questões que enfoquem e problematizem as relações comunicacionais nesse ambiente do Planeta e sua inserção em contextos, socioculturais, culturais, tecnológicos, semióticos e diversos e complexos, desde a colonização até a contemporaneidade.

GT 05 – EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA

Coordenadores: Prof. Me. Marcos Antonio Braga de Freitas (UFRR); Prof. Me. Jakson Hansen Marques (Faculdade Estácio da Amazônia)
Ementa: O propósito do GT é debater o processo de formação de professores indígenas na Amazônia a partir do contexto sociocultural numa perspectiva da interculturalidade. A Constituição Federal de 1988 garante aos povos indígenas suas tradições e costumes e, a LDB 9.394/96 reconhece os processos de diferenciação e especifidade da educação escolar indígena. Com o protagonismo dos movimentos indígenas no Brasil a educação está na agenda social dessas populações reivindicando a formação de professores indígenas. O GT propõe trazer à luz dos referenciais teórico-metodológicos da interdisciplinaridade como se dão os diversos processos de formação de professores indígenas na Amazônia.

GT 06 – EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA NAS FRONTEIRAS PANAMAZÔNICAS

Coordenadores: Prof. Me. Pierre Pinto Cardoso (IFRR); Profa. Me. Eliane Auxiliadora Pereira (IFAC)
Ementa: Este GT discutirá situações e problemáticas relacionadas à Educação, à Cidadania e ao Trabalho nas fronteiras panamazônicas. Pretendemos refletir a partir de um olhar local para o global, numa tentativa de situar a Amazônia com suas peculiaridades e complexidades relacionadas a problemas universais. Ademais, as políticas públicas direcionadas à construção da cidadania, à educação e ao trabalho precisam ser analisadas e redimensionadas nas fronteiras panamazônicas. Projetos e estudos que englobam a Educação, o Trabalho e a Cidadania são fundamentais para o reconhecimento das fronteiras amazônicas como um espaço propício para a pesquisa, a produção de saberes e a mudança sócio-política.    

GT 07 – PROCESSOS CRIATIVOS E SISTEMA ECOSOCIOCULTURAIS

Coordenadores: Profa. Dra. Rosemara Staub de Barros (UFAM); Profa. Dra. Rosangela Duarte (UFRR)
Ementa: Processos criativos. Relações socioculturais dos sistemas. Relações simbólicas entre a natureza, a cultura e a sociedade. Cotidiano. Trajetórias de vida. Sistemas comunicativos. Documentos de processos.

GT 08– OS PROCESSOS DE SILENCIAMENTO DOS POVOS INDÍGENAS E SUAS RESISTÊNCIAS NAS FRONTEIRAS (MAPUCHE E KAIABI)

Coordenadores: Profa. Dra. Janete Rosa da Fonseca (Faculdade La Salle-MT); Prof. Dr. Moacir Juliani (Faculdade La Salle-MT)
Ementa: A história do continente americano mudou significativamente com a chegada dos povos europeus com seus hábitos, costumes, sua forma de conceber o homem e o mundo, a forma de se relacionar com os outros homens, com a natureza e com tudo que pudesse representar capital e ser transformado em riquezas e bens de consumo. Os povos americanos viviam em harmonia com a natureza passaram por processos históricos de dominação, invisibilização e silenciamento. Este estudo enfoca dois povos que persistem em sua luta de resistência pela manutenção de sua língua, sua cultura e sua gente na atualidade: Mapuche-Chile e Kaiabis-Brasil.

GT 09 – TRABALHO, (DES)IGUALDADE SOCIAL E DE GÊNERO E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO MUNDO RURAL

Coordenadores: Profa. Dra. Edila Moura e Edna Alencar (UFPA); Profa. Pós-Dra. Elenise Scherer (UFAM)
Ementa: O GT tem como proposta articular pesquisadores e estudiosos para discutirem e difundirem resultados de pesquisas produzidos na área das ciências sociais, e afins, realizados junto a grupos sociais e étnicos que habitam o meio rural da Amazônia, inseridos em diferentes categorias sociais tais como pescadores(as), agricultores(as), artesãos(as) de fibras, quilombolas, ceramistas, malveiros(as), juteiros(as), quebradeiras de cocos, indígenas, seringueiros, castanheiros, entre outros. O objetivo é discutir sobre as formas de reprodução social, relações de gênero e estratégias de organização do trabalho no mundo rural; as práticas culturais, ritmos de vida e vivências cotidianas; as condutas territoriais e caraterísticas da territorialidade; as situações de tensões e conflitos que envolvem a disputa por territórios e acesso a recursos naturais, decorrentes das diversas formas de expressão em defesa de seu modo de vida; as práticas sociais e saberes presentes nas ações de conservação de ambientes aquáticos e florestais em Unidades de Conservação (ou não). Os estudos devem ANALISAR, também, as formas de construção e implementação de políticas públicas voltadas para esses povos que nem sempre respeitam a sua cultura, as diferenças culturais e étnicas, e assim como os direitos garantidos constitucionalmente. 

GT 10 – SAÚDE DA MULHER E SABERES TRADICIONAIS

Coordenadores: Profa. Me. Priscila Freire Rodrigues (UEA); Profa. Me. Fabiane Vinente dos Santos (Fundação Oswaldo Cruz)
Ementa: Estudos sobre mulheres e relações de gênero quanto às condições de acesso à saúde no contexto rural e urbano, direito à saúde em geral da mulher e à saúde reprodutiva, e especificamente, sobre questões de gênero quanto às práticas tradicionais de parteiras, benzedeiras(os) e/ou rezadores(as) em contexto rural e urbano na Amazônia.

GT 11 – ORALIDADES E MEMÓRIAS AMAZÔNICAS: O USO DE FONTES ORAIS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Coordenadores: Prof. Dr. Júlio Claudio da Silva (UEA); Profa. Dra. Joceneide Cunha dos Santos (UNEB)
Ementa: Discutir trajetórias de experiências, tematizar problemas e pensar projetos de pesquisa com a utilização de narrativas integradas a processos explicativos mais abrangentes sobre a região. Esta é a gênese desse grupo de trabalho que reunirá pesquisadores interessados em estudar as sociedades amazônicas a partir de pesquisas que utilizam fontes orais, contribuído para a construção de acervos e a sistematização do conjunto desses trabalhos que ainda permanecem como desafios atuais nas diversas regiões do país, em especial na Amazônia.

GT 12 – CORPOREIDADE E PRÁTICAS CORPORAIS DE POVOS TRADICIONAIS

Coordenadores: Profa. Pós-Dra. Artemis Soares (PPGSCA-UFAM); Prof. Dr. João Luiz da Costa Barros (PPGSCA-UFAM)
Ementa: A corporeidade e as questões de ordem social, política, econômica e ideológica  tematizadas nas diversas culturas. 

GT 13 - IDENTIDADE NACIONAL X IDENTIDADE REGIONAL ÉTNICO-RACIAL TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA

Coordenadores: Profa. Dra. Renilda Aparecida Costa (UFAM)
Ementa: O grupo de Trabalho  Identidade nacional  X identidade étnico - racial  na Tríplice Fronteira: Brasil Colômbia e Peru tem o intuito de realizar uma contextualização sobre a tríplice Fronteira Amazônica, além de promover uma discussão nas áreas das ciências humanas e  sociais   sobre Identidade Nacional e Identidade Étnico-racial.  O referido grupo de trabalho também trará a possibilidade de articulações internacional e interinstitucional no ensino,  pesquisa e extensão, bem como,   o fortalecimento dos grupos e núcleos de estudos que já realizam pesquisas sobre o tema  na  tríplice fronteira  e no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário